Estágio Supervisionado


Os Estágios em Farmácia são componentes curriculares obrigatórios e seguem orientações do Projeto Pedagógico do Curso, das Normas Acadêmicas da Universidade Católica de Pelotas e da Resolução CNE/CES 02/2002 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia. Caracterizam-se por práticas de ensino para formação de profissionais com perfil generalista com atividades de observação e ou prática em áreas de atuação da profissão farmacêutica, como: serviços de saúde pública, drogaria, farmácia de manipulação, farmácia hospitalar, alimentos, indústria e análises clínicas.

As atividades de estágio perfazem um total de 920 horas distribuídas de acordo com as especificidades abaixo relacionadas:

  • I – Estágio em Farmácia I, realizado no 2o período com duração de 30 horas, consistindo na observação de atividades práticas relacionadas ao exercício da profissão farmacêutica nos diferentes campos de atuação.
  • II – Estágio em Farmácia II, realizado no 5o período com duração de 60 horas, contemplando o desenvolvimento de habilidades necessárias ao exercício da prática farmacêutica em serviços públicos de saúde.
  • III – Estágio em Farmácia III, realizado no 7o período com duração de 90 horas, consistindo de atividades práticas em Drogarias.
  • IV – Estágio em Farmácia IV, realizado no 8o período com duração de 200 horas, consistindo na aplicação de métodos e técnicas relativos à criação, preparação e orientação sobre o uso de medicamentos e cosméticos.
  • V – Estágio em Farmácia V, realizado no 9o período com duração de 60 horas, contemplando o desenvolvimento de atividades práticas relacionadas ao exercício da profissão farmacêutica no âmbito hospitalar.
  • VI – Estágio em Farmácia VI, realizado no 9o período com duração de 60 horas, contemplando o desenvolvimento de atividades práticas relacionadas ao exercício da profissão farmacêutica contemplando a área de alimentos.
  • VII – Estágio em Farmácia VII, realizado no 9o período com duração de 60 horas, contemplando o desenvolvimento de atividades práticas relacionadas ao exercício da profissão farmacêutica no âmbito industrial.
  • VIII – Estágio em Farmácia VIII, realizado no 10o período com duração de 360 horas, oportunizando o desenvolvimento de atividades práticas relacionadas ao exercício da profissão farmacêutica através da aplicação de conhecimentos pertinentes às atividades âmbito análises clínicas.